Dicionário Yorùbá – Melhor Forma de Aprender o Idioma do Candomblé

Em uma religião onde as pessoas não conhecem direito o que cantam, rezam e falam, O Candomblé, com certeza um material como dicionário de Yoruba ajudará muito. Claro que digo isso por experiência própria, pois muitas vezes em um barracão fiquei sem entender nada.

Exatamente há dez anos atrás eu estava perdido buscando aprender e compreender este lindo idioma que é o idioma Yorùbá. Mas errava e muito, até mesmo escrevia idioma iorubá. Sim, esta forma é a em português.

 

Como Um Dicionário Yoruba Me Ajudou

Eu sempre fui muito curioso e no Candomblé, com tantas coisas para aprender não era diferente. Claro que muitas coisas tem o seu tempo, mas eu realmente queria aprender o máximo que pudesse dentro do meu tempo e lá fui eu com garra e coragem perguntar.

Vi que aprender o idioma do candomblé, a língua do santo eu podia. Claro que haviam os que diziam que o idioma havia morrido, que não havia professores para ensinar e uma série de coisas para me desestimular a aprender.

Mas até que consegui um dicionário de yoruba e ai… rs… ai um mundo novo se abriu.

Tudo eu anotava, tudo eu buscava saber como se escrevia para poder escrever e buscar no dicionário. Era uma verdadeira viagem ao mundo novo e desconhecido.

Um dicionário de Yorùbá lhe traz a capacidade de compreender que há muito mais que uma palavra dita em uma língua estranha. Ele te mostra como aquela simples palavra em uma cantiga – orin – pode ser usada em outras situações.

Isso é muito legal, pois no Candomblé aprendemos às vezes de forma erradas as coisas e com um dicionário em mão isso muda muito.

 

Qual Dicionário de Yoruba Devo Escolher

Muita atenção nessa hora. Quando comecei a aprender, eu m,e deparei com alguns materiais estranhos pela internet.

Há sites que dizem que tem um dicionário e na verdade ele está todo errado. As palavras estão em Português e no final de tudo, não há nada de Yorùbá ali. Acredite e posso lhe provar. Vamos ver:

Tem um site que diz possuir um dicionário de Yoruba. Fui dar uma olhada e pasmei com os erros. Quais erros?

Idioma Iorubá

Temos que entender que este idioma possui algumas características bem diferentes dos demais, principalmente do Português.

Só em saber disso, você já fica a frente de muitas pessoas que dizem saber o idioma mas nada sabem. Por exemplo:

  • Não existem no idioma as letras C, Q, V, X e Z.